terça-feira, 1 de novembro de 2011

XV Cesvale Cultural é realizado com painéis e lançamento da revista Cadernos Acadêmicos

Na última sexta-feira (28) aconteceu o XV Cesvale Cultural, com a  temática “Trocando ideias também se aprende”, no Campus BR. Durante o evento, os acadêmicos participaram de painéis sobre diversos temas nas áreas de Ciências Contábeis, Administração e Direito e marcaram presença no lançamento da revista “Cadernos Acadêmicos”. Os professores José Airton Veras Soares, Georges Thales e Maria de Jesus Santana fizeram a abertura.





Durante o evento, as polícias: Civil do Estado do Maranhão, Militar do Piauí, Rone e Polícia Rodoviária Federal, expuseram viaturas e equipamentos utilizados para desenvolver o trabalho, com o objetivo de explanar aos interessados a forma de atuação das instituições.
 “Esse é um momento extremamente importante, uma maneira rotativa de conhecimento e integração”, explica a professora Jesus Santana.
O curso de Administração contou com os painéis “Procedimentos para investir na bolsa de valores”, “Mercado de trabalho do administrador visto pela empresa”, “Habilidades e competências gerenciais” e Comunicação eficaz no trabalho”.

O Consultor de Investimentos, Marcos Dimitri, apresentou aos alunos de Administração o painel “Procedimentos para investir na bolsa de valores”. “É importante desmistificar a questão da bolsa de valores, quebrar mitos que somente os ricos empresários podem investir, quando na verdade, qualquer pessoa pode. Hoje pretendo fazer uma explanação geral sobre o assunto”, ressaltou o painelista.
O acadêmico de Direito, Henrique César Abreu, ressalta que “a turma acha importante à faculdade promover esses encontros, dessa forma amplia o aprendizado. O Cesvale está de parabéns e deve fazer mais eventos desse porte”.

As turmas de Direito, além dos painéis, promoveram uma exposição sobre João Cândido. A inciativa foi uma maneira de resgatar e apresentar a história do marujo que foi líder da Revolta da Chibata e uma reflexão sobre os Direitos Humanos, uma vez que João Cândido e seus companheiros tornaram-se exemplos dessa luta. À frente da exposição, estiveram o professor Damião Carvalho e os alunos Pedro Henrique e Robert, acadêmicos do  3º e 9º período, respectivamente.

Para Lúcia Viana, professora, coordenadora de Contábeis  e Auditora Fiscal do TCE, os painéis e palestras servem para que os alunos tenham uma visão de como atuar no mercado de trabalho. O curso de Contábeis contou com a participação dos profissionais: Antônio Gomes da Neves – Presidente do CRC-PI, Elias Dib Caddah Neto – Vice-presidente Desenvolvimento profissional do CRC-PI, Jorge Ivan Teles de Sousa – Auditor independente e Francisco Carvalho e Silva – Contador Público, que ministraram o tema “A atuação do contador no mercado de trabalho” onde expuseram suas experiências no mercado.
O Cesvale Cultural complementa o aprendizado da sala de aula e incentiva ao aluno a aprender de uma maneira dinâmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário