sábado, 10 de setembro de 2011

Palestra Dia do Administrador: Empregabilidade e Empreendedorismo


“O administrador é o cérebro de qualquer empresa”, essa é a frase do vice-diretor do CESVALE, José Airton Veras, no evento em comemoração ao Dia do Administrador no último dia 09. O Centro de Ensino Superior promoveu uma palestra com o tema “Empregabilidade e Empreendedorismo”, realizada na sede do CESVALE BR e ministrada pelo doutor em Ciências Empresariais, Maurício Boavista.

Durante a palestra José Airton Veras, juntamente com a coordenadora pedagógica, Jesus Santana, foram homenageados pelos alunos e professores da instituição.

Segundo José Airton o evento tem como objetivo a integração entre os campos profissional-acadêmico e valorizar a profissão que os alunos estão iniciando. “Estamos realizando essa palestra também para dar uma motivação maior aos alunos e elevar a auto-estima deles”, explica. Já a professora Jesus Santana, que atua no CESVALE desde sua fundação, há 26 anos, afirma que se sente muito gratificada pelo reconhecimento dos alunos que são os principais interessados no resultado do processo de ensino.

“Hoje, na mesma data em que foi sancionada a Lei que disciplina a profissão de administrador, estamos aproveitando para realizar essa palestra e contribuindo para que o aluno tenha condições de fazer escolha na área que deseja atuar com mais fundamentação”, é o que declara o coordenador do curso de Administração do CESVALE, Raimundo José Cunha Araújo.

Os alunos também demonstraram satisfação com a organização do evento. É o caso de Elias Gomes, aluno de administração do sétimo período, que pontuou que é importante valorizar o administrador para que na condição de alunos tenham essa visão do campo profissional. “Esse trabalho que a faculdade faz é de prevenção e orientação. O administrador hoje não é visto como o líder, ele está indo para as bases, para diversos setores. Não é importante só para estar liderando, mas para criar, acompanhar, desenvolver novas técnicas e habilidades”, conta.

Com mestrado em Economia de Empresas e doutorado em Ciências Empresariais, Maurício Boavista, defende que qualquer forma de intercâmbio de idéias é fundamental. “Nenhuma empresa sobrevive sem o administrador. A administração é uma das profissões mais antigas e que permanece como do futuro, porque o emprego acabou ou se parte para administrar uma empresa e promover empregos ou o mundo não tem como absorver o pessoal que sai capacitado das instituições”, comenta.

Na palestra, foram discutidos pontos como a concorrência interna e externa nas empresas, conceitos de empregabilidade e empreendedorismo, motivação profissional, gosto por inovações, estratégias e atitudes para o bom profissional, eficácia e proatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário