segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Congresso de Direito Público atinge expectativas


No último final de semana Teresina sediou o Congresso Nordestino de Direito Público e Encontro Piauiense da Advocacia Pública. O evento foi realizado pelo Cesvale em parceria com a OAB-PI e o Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal.
O coordenador do curso de Direito do Cesvale, professor Georges Thales, afirma: “Foi um momento de crescimento acadêmico, integração com a melhor doutrina brasileira, uma oportunidade para os alunos ampliarem seu universo, vez que vários autores trouxeram para discussão novos paradigmas”.
Além de apresentarem e discutirem as leis, os palestrantes deram um maior aprofundamento aos temas, apresentando ao público outras vertentes e ao mesmo tempo propondo aos ouvintes uma análise crítica acerca dos temas apresentados de forma a alertar que a cada dia o Direito traz novas percepções e que o profissional deve trabalhar a ideia de interdisciplinaridade. “Um evento como este esclarece muitas dúvidas e espero que haja mais congressos, em Teresina, deste porte”, ressalta o estudante de Direito do Cesvale, Tieri Pinto de Moraes.
Um dos pontos altos do evento foi a palestra de encerramento proferida pelo jurista José dos Santos Carvalho Filho que, com uma desenvoltura ímpar, apresentou o tema “Elementos sociológicos e jurídicos da improbidade administrativa”, relatando fatos recentes e imperativos da improbidade na administração pública brasileira. Santos Carvalho reiterou que a questão ética vai além do judiciário, na sua concepção, apenas o Direito não é suficiente para combater a improbidade administrativa, deve haver uma colaboração efetiva da sociedade, e para que esta tenha respaldo para cobrar moralidade, tem que exercê-la em sua plenitude e arrematou dizendo que não falta legislação e sim execução das normas legais.
O professor Leonardo Airton Pessoa Soares, coordenador do curso de Direito do Cesvale, pontua “O evento atingiu as expectativas tanto de público quanto no meio acadêmico e colocou a instituição no patamar de excelência, pois trouxe palestrantes de renome nacional, o que comprova que o Cesvale está preparado para eventos de âmbito nacional”.
Ao proporcionar aos acadêmicos e sociedade um evento deste porte, o Centro de Ensino ratifica a sua preocupação com o enriquecimento dos conhecimentos do corpo discente e comprova o sucesso de há 26 anos estar no mercado formando profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário