quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O certo e o errado ao montar o currículo

''Currículo é um mal necessário'', afirma Ângelo Meniconi, diretor de Consultoria-Outplacement da DBM, empresa especializada em gestão de capital humano presente em 85 países e com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. ''O ideal é poder ter um contato pessoal e falar de você, do que sabe fazer. Mas já que ele (o currículo) existe, tem de usar'', diz.
Psicólogo, coach, especialista em psicologia organizacional e com atuação por mais de 20 anos na área de recursos humanos em grandes empresas, Meniconi listou ao Bradesco Universitários várias e preciosas dicas de como tornar o currículo atraente, de modo a provocar a tão esperada entrevista.
''Há pessoas que, pelo currículo, parecem não ter uma história, mas que no contato se revelam''. Por isso, é tão importante contar o máximo de si no CV, mas com o cuidado, segundo ele, de não incorrer em excessos e gafes. Leia os principais trechos da sua entrevista exclusiva para o portal:

Quais são as principais dicas para se montar um bom currículo?
Ângelo Meniconi - Fazer o currículo sempre pensando no leitor, contando a sua história para alguém. Você já conhece a sua história, então como faria para contar para outra pessoa? Pensar em que tipo de empresa, de mercado lhe interessa. Quer trabalhar com sustentabilidade? Quais empresas atuam nessa área?
Trabalhar com o conceito de pensar nas empresas-alvo: Quais as empresas do seu interesse? Quer trabalhar com qual segmento? Ou seja, o primeiro passo é ter foco na busca. Em seguida, procurar o que você tem de interessante. Qual é a sua formação?

Deve-se criar um currículo de acordo com o perfil da empresa-alvo?
Se a empresa é multinacional e o candidato possui idiomas, vale destacar. Caso contrário, não é uma informação tão relevante, não precisa de tanto destaque. Não é porque a pessoa fala três idiomas que vai ser mais interessante. Vai ser interessante se a empresa valoriza isso.

O que colocar quando não se possui experiência?
Quando não se possui experiência, a dica é colocar o tipo de atividade que se gostaria de fazer. O que você pode oferecer?  Quais são as suas habilidades? O que você pode oferecer para o mercado? O conhecimento de uma determinada metodologia, por exemplo. O objetivo do currículo é mostrar o que você pode oferecer e não o que você é. Porque para falar quem você é poderia escrever um romance.

Como destacar os diferenciais em um currículo?
Esse é um exercício importante. Não pode ser mais um CV, precisa apresentar diferenciais. Para deixar o currículo mais atraente, vale escrever uma carta de apresentação dizendo por que está enviando o currículo para aquela empresa. Demonstrar conhecimento sobre a empresa, e mostrar que tem perfil alinhado com ela. Explique por que está mandando para o banco ou para a empresa prestadora de serviços.
Tenha em mente que o currículo tem o objetivo de levar o leitor a tirar uma conclusão. Não precisa colocar ''facilidade de relacionamento''. O ideal é demonstrar de uma forma sutil essa característica, de modo a levar o interlocutor a tirar essa conclusão. 
Ao explicar em que gostaria de trabalhar, procurar direcionar. Por exemplo: gostaria de trabalhar com produção? Que tipo de produção? TV? Rádio? Edição de Som?
Se tiver alguma experiência, contar o que você fez e não as responsabilidades exigidas pelo cargo. A formação deve aparecer em primeiro lugar quando for requisito para a função.
Sair do tradicional inserindo links direcionando para o Linkedin, Facebook, para fotos, vídeos. Sempre em forma de links. O candidato pode gravar um vídeo sobre suas habilidades, postar no YouTube e inserir um link no CV. Isso só funciona, no entanto, se não for currículo impresso.
Ao citar as experiências em empresas desconhecidas é válido usar um parágrafo para falar sobre a empresa. Ramo de atuação, número de funcionários, principais produtos, entre outras informações. Apenas uma passada nessa questão. No entanto, é preciso utilizar um critério. Se, por exemplo, o profissional passou por duas empresas desconhecidas e uma conhecida, ou fala sobre as três ou não fala de nenhuma.
Ao citar as empresas, também é criativo inserir o logo, ao invés do nome.

Quais as diferenças entre o currículo funcional e o cronológico? E como escolher entre um e outro?
O currículo cronológico apresenta as experiências profissionais na ordem cronológica inversa (das mais recentes para as mais antigas) e permite descrever os resultados obtidos em cada etapa da carreira. Dá uma visão geral do desenvolvimento profissional. É o ideal para os jovens, pois descreve cronologicamente a história do profissional. A escola pode ser um destaque. Onde estudou, qual curso, tempo de duração, matérias estratégicas, atividades extracurriculares. Se você fez cursos complementares, dizer quais são eles, os nomes das instituições, tempo de duração, objetivo do curso, matérias estratégicas, entre outras informações. Citar a experiência profissional, se houver.
Mencionar o período trabalhado, sempre com mês e ano. Ao ocultar o mês e colocar apenas o ano, pode dar a entender que ficou menos de um ano na empresa, o que não é bem-visto. Se for estágio, vale a pena descrever o que fazia: "eu comecei como telefonista, atendia os telefonemas, reservava salas de reuniões, auxiliava a secretaria da diretoria, passei a atuar como assistente" etc.
Já o currículo funcional dá mais destaque para as funções que o candidato ocupou, e não para as empresas onde as exerceu. É o modelo ideal para quem tem muitos trabalhos temporários, de consultoria ou mesmo para aqueles profissionais que trocaram muito de emprego. No currículo funcional, são enfatizadas as habilidades e competências. Só no final é que se apresenta a relação das empresas, em ordem cronológica. Não é adequado aos jovens, uma vez que é preciso um histórico extenso de empresas.

Vale a pena destacar as viagens internacionais?
Há candidatos que destacam no currículo que viajaram para a Disney. Viagens a passeio não são válidas e acabam comprometendo o conteúdo do CV. Destacar outros cursos ou viagens.

Como deve ser a apresentação?
O ideal é que a fonte do currículo não seja nem muito grande, nem muito pequena. Não vale aumentar muito a fonte para ocupar espaço. O efeito acaba sendo o contrário. Dar destaque para os títulos em negrito. Fonte do texto de preferência em Arial ou Times/ 10 ou 12.
Tomar muito cuidado na hora do Objetivo. Não utilizar dois ou três objetivos, pois dá a impressão de que a pessoa não sabe o que quer e que está desesperado para conseguir um emprego.
Ex.: analista, gerente, diretor ou assessoria de imprensa, TI ou recursos humanos. Se for para colocar mais de um objetivo, que seja dentro de um mesmo segmento: comunicação interna, comunicação institucional ou comunicação externa.

O deve ser evitado?
Informações a respeito do cargo, da função, que era responsável por isso, por aquilo. É mais importante ressaltar o que você fez nesse trabalho, qual foi a sua contribuição para a empresa.
Mandar currículo como mala direta. É preciso direcionar o CV para as empresas de seu interesse.
Falar de características pessoais. Por exemplo: "Sou comunicativo, criativo, dedicado", entre outros.
Devem-se evitar exageros em geral, seja na quantidade de informação, no conteúdo abordado, entre outros. Também se devem evitar frases muito longas e sem pontuação adequada, bem como as abreviações (como vc, mto).

Fonte: Hipermeios 

Nenhum comentário:

Postar um comentário