sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

A Importância da Argumentação Para os Advogados


O advogado como qualquer outro profissional e, principalmente ele, deve ter uma boa argumentação, pois é grande sua responsabilidade na vida do cliente, portanto, ter noções de argumentação e coerência para ter êxito nas causas abraçadas é fundamental.
O texto e a escrita são sentenças incontornáveis para aquele que opera na justiça, todo texto requer compreensão e adequação argumentativa, essa interpretação é fruto de uma interação entre os enunciados e seus destinatários. Assim, temos que um texto precisa ser interpretado pelos operadores do Direito, estudantes, juízes, advogados, pois jamais é o mesmo para aquele que o lê e interpreta de maneira diferente.
O discurso do advogado deve ser elaborado com coerência, clareza e deve buscar do receptor a compreensão da mensagem. Contudo, sabemos que essa precisão na fala nem sempre acontece. Alguns discursos por serem obscuros, levam a uma espera na definição da sentença.
Muitas vezes o destinatário, o leitor, interpreta o texto contrariamente ao esperado pelo advogado. Assim, existe a necessidade de um texto onde exista a coesão, que é a responsável pela unidade das ideias que vinculadas umas as outras formam um todo que levará o juiz, a bem compreender a idéia defendida pelo advogado.
Além da coesão, para que um texto seja bem construído, é necessária a coerência. Esta é responsável e necessária pelo sentido do texto. Um discurso é tido como coerente quando apresenta conceitos compatíveis com o conhecimento da realidade do mundo.
O texto não significa exclusivamente por si mesmo, mas também pelo entendimento que temos dele. Assim existe a necessidade do advogado, além de conhecer a lei, trazer consigo um repertório de outros conhecimentos advindos da História, da Filosofia, da Sociologia, da Literatura e outras disciplinas para saber escrever de acordo com a necessidade dos casos que lhe são apresentados.
Assim, o advogado deve saber pensar e argumentar, além de saber escrever bem, o causídico deve ser um excelente produtor e receptor de textos. A preocupação com a clareza textual deve estar sempre presente. Essa clareza acontece na soma da coesão e da coerência textual.
A coesão seria a ligação entre os elementos de um texto,o que ocorre no interior das frases, entre as próprias frases e entre os diversos parágrafos.
A coerência diz respeito à ordenação das ideias, dos argumentos, a coerência depende da coesão. Um texto com problemas de coesão terá com certeza problemas de coerência.
Assim, o texto jurídico e até mesmo o não jurídico deve procurar convencer o leitor, conseguindo a sua adesão ao texto. Assim, pelo exposto concluímos que o Direito não comporta verdades absolutas, não admite a lógica binária do certo/errado. Ele desenvolve-se por um discurso que tem um objetivo: o momento da decisão. Assim, as técnicas de persuasão deixam de significar um modo de afastar-se da verdade, tornando-se assim, o meio de  aproximar-se da justiça com a idéia que dela temos.
Assim amigos estudantes de Direito, jovens advogados, leiam, leiam muito e escrevam, procurando ser claros e coesos em seus textos para obterem sempre sucesso nas causas abraçadas no ramo do Direito.
Henrique César - Estudante de Direito da Faculdade Cesvale - Campus Riverside - Teresina -Piauí
Dedico esse artigo ao professor de Direito Constitucional III - Marcello Evandro de Castro Dias Portela  nosso grande incentivador e mestre amigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário